
16 Apr Analógico versus Digital
A Foto Guru propôs-me o desafio de escrever um pequeno artigo sobre este assunto. Quer a fotografia digital, quer a analógica fazem parte integral do meu trabalho e neste artigo podem ficar a saber porque é que utilizo ambos os suportes.
Estamos em 2016 e, mais de uma década depois do digital se ter instalado confortavelmente como líder de mercado entre fotógrafos profissionais e amadores, parece que o debate analógico versus digital ainda está presente e de boa saúde. Não gosto de pensar numa variante contra a outra, pois vejo os dois suportes como complementares. Actualmente não me imagino sem nenhuma das duas tecnologias. E perguntam vocês: Porquê, Diana? O Lightroom, o VSCO e o Instagram têm uns filtros tão lindos que simulam tão bem fotografia analógica, para que queres estar a perder tempo com rolos, revelações e digitalizações? A resposta é simples: o digital não devolve o mesmo resultado que o analógico e vice-versa.
Actualmente utilizo a fotografia digital para trabalho profissional e a analógica para projectos pessoais. Claro que isto não é um credo; também uso o digital quando é mais conveniente ou, simplesmente, quando me apetece. A conveniência é provavelmente o ponto forte do digital que o analógico nunca irá suplantar. Só o futuro o dirá. Numa fase em que a sociedade está programada para o aqui-e-agora é difícil reprogramarmo-nos para o clicar-agora-e-ver-o-resultado-amanhã. Tanto o suporte analógico como o digital são, para mim, ferramentas distintas com resultados diferentes que se complementam.
Para lerem o resto, toca a clicar aqui.

Pentax Spotmatic + S-M-C Takumar 50mm 1.4 + 35mm KODAK Eastman Double-X

Canon EOS 50e + Canon EF 28mm 2.8 + 35mm KODAK TMAX 400

Pentax Spotmatic + S-M-C Takumar 50mm 1.4 + 35mm KODAK Portra 400

Pentacon Six TL + Carl Zeiss 80mm 2.8 + 120mm KODAK EKTAR 100

Pentacon Six TL + Carl Zeiss 80mm 2.8 + 120mm KODAK TMAX 100
Para lerem o resto, toca a clicar aqui.